sexta-feira, 7 de março de 2008

Posso comer ovo cru para poupar tempo ?


Todos sabem que os ovos são uma ótima fonte de proteína, porém o preparo é sempre complicado e/ou leva tempo, tempo que algumas pessoas não tem. E alguma dessas pessoas tem estômago suficiente para ingerir um(ou mais) ovo cru sem nem mesmo fazer careta. Esta prática é saudável ? Enterre estas dúvidas de uma vez por todas.
Tenho uma péssima notícia para os seguidos do Rocky Balboa(ingeria ovos inteiros cru antes dos seus treinos). Existem três problemas iniciais sobre esta prática:
1 - Intoxicação por Salmonella. A menos que você tenha certeza absoluta da procedência dos seus ovos, você corre risco de intoxicação alimentar.
2 - Péssima absorção da proteína da clara do ovo. Cerca de 51% da proteína encontrada na clara é absorvida pelo nosso corpo, contra 91% da clara do mesmo ovo, só que cozido.
3 - Absorção de biotina prejudicada. Ovos crus tem uma glicoproteína chamada avidina que se liga ao nutriente biotina na gema e previne que seja absorvida pelo nosso corpo. Este efeito pode ser anulado pelo ato de cozimento do ovo.
Infelizmente o custo x benefício do consumo de ovos crus não valem a pena. Existem 3 alternativas: cozinhar o ovo, utilizar apenas albumina ou clara de ovo pasteurizada.

Nenhum comentário: